Translate

segunda-feira, 11 de maio de 2015

[Última Parte] Vaidades vãs: A grande lição do profeta Jonas

[PARA ARQUIVO PDF COM TODAS AS MENSAGENS DESSE ESTUDO]
***CLIQUE AQUI***

"Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia" (Jonas 2:8) 

Com todos os exemplos citados nas mensagens anteriores (clique aqui: Parte I, Parte II), acho que não está difícil concluir que a humanidade praticamente voltará ao tempo das cavernas durante a tribulação, não é mesmo?
Pois é...enquanto o escolhido e arrebatado povo de Deus estará literalmente nas “nuvens” celebrando as bodas do Cordeiro no céu com Cristo Jesus, aqui o mundo estará em polvorosa (infinitamente mais do que já podemos presenciar atualmente) sofrendo o derramar das 7 taças da ira de Deus sobre a terra, conforme previsto no livro do Apocalipse. Para quem nunca leu a respeito, segue abaixo:

E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.

1. E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.

2. E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.

3. E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e hás de ser, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores.(...)

4. E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.
 
5. E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta (anticristo), e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras. 

6. E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

7. E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande. (Apocalipse 16:1-21)
Conclusão: essa rotina que o ser humano leva, orientada a trabalho, estudo, desenvolvimento pessoal/profissional, cuidados com a saúde/mente/corpo e tantas outras coisas mais (que não passam de pura futilidade) se transformará em uma luta constante pela sobrevivência, e nada mais. A humanidade vai finalmente se dar conta em meio ao ápice do “Apocalipse” que nenhuma das tecnologias, avanços científicos e modernidades tão comuns hoje em dia vão trazer qualquer alívio, que dirá livramento no período da tribulação. Na verdade tudo isso vai, aos poucos, se perder em meio às catástrofes e caos acima relatados. O lema se resumirá em “salvar a própria pele” e “não morrer de fome”, um verdadeiro "xeque-mate" na comodidade. No caso daqueles que ainda almejarem a salvação, inclui-se mais 2 itens: resistir ao anticristo e rejeitar a marca da besta, ainda que isso custe a própria vida. 
Povo de Deus, povo de Deus...em verdade em verdade vos digo que o momento de lutar pelo seu lugar no céu é agora!! Você está literalmente com a “faca” e o “queijo” nas mãos. Não perca a oportunidade de aceitar Jesus enquanto ainda é fácil, não deixe para a última hora, correndo o risco de bater com a cara na porta da salvação e ficar para trás, para a tão temida tribulação. Diga para você mesmo: eu preciso, eu quero, eu consigo me acertar e vai ser agora!! Endireitarei minhas veredas e, em nome de Jesus, arrebatado também serei!!! \0/ 

De volta ao sermão da Santa Ceia A lição mais valiosa que eu aprendi naquele precioso domingo de Santa Ceia (baseado no versículo de Jonas em destaque no início da mensagem) foi a seguinte: Santa Ceia não é somente um momento de reflexão, arrependimento, confissão de pecados e reconciliação com Cristo. Mais do que isso, a santa ceia nos dá a oportunidade de esquadrinhar nosso interior a fundo, a fim de encontrar aqueles defeitos que, de tão pequenos, são bem difíceis de enxergar, quase imperceptíveis – as tais “vaidades vãs": tudo o que o coração está cheio mas não tem valor algum para Deus.
Coisas que preenchem o seu tempo, seu ego, te fazem sentir melhor, mais feliz, confortável e até mais completo, mas no fundo não passam de um tesouro vão a roubar dentro do seu coração todo o espaço que deveria ser dedicado a Deus. Saiba que, enquanto você não se libertar da influência maligna dessas vaidades, continuará saindo da ceia em falta, até chegar a hora em que, ao invés de levar uma bênção para casa você receberá uma repreensão de Deus em virtude de sua rebeldia.

Portanto....liberte-se:
1. Desse seu orgulho religioso que te faz pensar que é mais justo que os irmãos à sua volta, mas só te faz cair da graça;
2. Dessa máscara que você carrega consigo pra poder “dançar conforme a música”, nunca assumindo uma posição firme de cristão – e atestando para Deus o crente falso e hipócrita que você é;
3. Do seu narcisismo e arrogância que te fazem tratar o próximo com desprezo e altivez;
4. Desses amigos incrédulos que insistem em te levar para o mundão "velho aberto sem porteira" pra curtir a vida em vez de ir “curtir” a presença de Deus;
5. Desse romance proibido, adúltero e sujo que te contamina e aparta o espírito santo e a proteção de Deus da sua vida, ou mesmo daquela pessoa “certinha” que diz que te ama mas não quer saber desse negócio de salvação, santificação obediência a Deus e blablabla - ou seja: não agrega nada à sua vida espiritual e se bobear vai te arrastar para fora do aprisco (= presença de Deus) rapidinho se você não vigiar! Aliás, o tanto de gente que já caiu da fé por causa de um pedaço de carne não está escrito, viu...#SoLamento #EuEscolhoDeus;
6. Dessa obsessão por seguir a moda e as tendências, que te deixam cada vez mais com a cara do mundo e cada vez menos com cara de cristão (Ex: crentinhas “cristudinhas” que se rebocam igual uma Jezabel, pintam as unhas da cor mais berrante possível e se vestem mais decotadas e vulgares que muita periguete declarada por aí (desculpa, mas alguém desse tipo nem entendeu ainda o significado da palavra conversão);
7. Desses passeios, esportes, jogatinas e tantas outras ocupações fúteis e tão frequentes no seu dia-a-dia, que distraem sua mente e te impedem de ser mais assíduo nos cultos;
8. Desses negócios que te fazem perder o sono ao invés de orar, entregar a direção de tudo a Deus e, então, dormir em paz;
9. Desses títulos, diplomas etc. que te orgulham e honram diante dos homens mas, diante de Deus te tornam cada vez mais miserável;
10. Desse vício que você esconde de todo mundo mas Deus está vendo muito bem.
E tantas coisas mais...

Amados, apesar de tudo, não é preciso se desesperar. Enquanto há vida, sempre há esperança. Se você realmente ama e teme a Deus, a transformação virá naturalmente (é só você querer!), pois faz parte do processo de crescimento e amadurecimento espiritual na rotina de qualquer cristão (que se preze), e é muito simples: basta olhar para dentro de você e identificar se os tesouros do seu coração, as coisas que você mais ama, estima e não vive sem são luz ou são trevas – em outras palavras, “pedras de tropeço” em sua vida espiritual – e começar a fazer a faxina!! Jogue fora todas essas “tranqueiras” aí juntando poeira, teias de aranha, indignação divina e etc. e restituirás a totalidade da misericórdia do Senhor sobre sua vida. Lembre-se: o que define se o crente é “trigo” ou não são os tesouros do seu coração e as obras manifestadas a partir daí ;)

Desperta...desperta tu que dormes!!!

Outra coisa importante que precisamos ter em mente é que o batismo nos purifica de todo o pecado sim. Mas não significa que ele tem poder de nos livrar da condenação divina se não continuarmos fazendo a nossa parte. O batismo não nos deixa livre de nossas obrigações perante Deus, como praticar o evangelho e a santificação diária. Muito pelo contrário! Se fosse tão fácil assim, Deus não teria nos exortado a orar, vigiar e perseverar para que ninguém tome nossa coroa, pois o inimigo está sempre em redor nos espreitando, buscando a quem possa tragar. Aposto que pelo menos uma vez na vida você já deve ter ouvido o seguinte discurso: “Uma vez salvo, sempre salvo”. Gente...nunca ouvi tamanha bobagem. Saiba você, leitor e senhor “come tudo com farinha”, que até o instante em que a trombeta tocar, teoricamente nenhum de nós passa de um indivíduo “chamado” por Deus. O que determinará se somos realmente “escolhidos” vai ser nossa subida (ou não) para a Glória no dia do arrebatamento, pois como já dizem as Escrituras, somos entregues à morte todos os dias, e isso não se refere somente à morte física, mas principalmente à espiritual. Portanto, não continue vivendo tão despreocupado assim não. Seja mais prudente nos cuidados com sua fé e estabeleça já o propósito de levar uma vida plena na presença de Deus, não se deixando contaminar e dominar por nada, mas focando na cruz, na abdicação, renúncia (#desapegajá!) e no alvo da soberana vocação em Cristo, que com certeza vão garantir o seu lugar no céu.

Se você leu essa mensagem de coração aberto, garanto que não vai mais esquecer a preciosíssima lição que aprendemos através desse versículo, tão singelo do livro de Jonas, mas que pode se tratar, talvez, da peça que faltava, não somente para o seu processo de reconciliação com Cristo, mas principalmente para te fazer subir na hora do arrebatamento. A escolha, é claro, está em suas mãos...

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". (Hebreus 12:14)

“Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Eclesiastes 9:8)

“Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todos os que amam e praticam a mentira.” (Apocalipse 22:15)