Translate

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

[Parte I] Vaidades vãs: A grande lição do profeta Jonas

Nosso principal objetivo aqui é alertar a Igreja de Cristo acerca da iminência do arrebatamento e das providências imprescindíveis aos servos fiéis que aguardam o tão sonhado momento #PartiuCéu, e sabem melhor do que ninguém que é preciso muito esforço e dedicação para estarmos impecáveis como noiva pura e imaculada na hora da decisão.
Portanto, mãos à obra!

Quem conhece a história de Jonas sabe o servo um tanto rebelde que ele foi no início de sua carreira como profeta, chegando até mesmo a desobedecer uma ordenança de Deus, mas não sem receber o merecido castigo por sua rebeldia, é claro.
Pra quem ainda não conhece ou não se lembra muito bem, segue um breve resumo da história:

1- Deus ordena que Jonas profetize à população de Nínive - nação mui perversa e inimiga de Israel - que, dentro de 40 dias ela seria completamente destruída por Deus se não se arrependesse dos seus maus caminhos e se convertesse ao Senhor;
2 – Jonas pega um navio para Társis - direção oposta de Nínive - desobedecendo a ordem de Deus;
3 – Uma grande tempestade atinge o navio;
4 – A tripulação lança sortes para descobrir quem atraiu a tempestade e a culpa cai sobre Jonas, que confirma o fato e pede que os marujos lancem-no ao mar;
6 – Assim eles fazem - imediatamente o mar se acalma;
7 – Quase morto no fundo do mar, Jonas reconhece sua falta, se arrepende do profundo de sua alma e clama a Deus por socorro;
8 – Deus envia um grande peixe para "resgatá-lo"; três dias depois o peixe vomita Jonas em terra firme;
9 – Ele segue então para Nínive e profetiza à população daquela cidade conforme Deus havia lhe ordenado;
10 – Os ninivitas se arrependem de suas maldades, proclamam jejum a toda alma viva da cidade (até mesmo aos animais), convertem-se de suas transgressões e Deus desiste de castigar aquela nação.

Tudo bem até aqui, pessoal? Tranquilo??
Maravilha...passaremos então ao foco principal da mensagem de hoje.

Embora saibamos a importância de um arrependimento sincero, que no caso dessa história foi o responsável por mudar a decisão de Deus a favor daquela cidade, o foco desse post é Jonas, o profeta. E vou dizer porquê.
Nesse último domingo eu e minha família celebramos a santa ceia do Senhor. Logo pela manhã nos reunimos para um breve sermão e também para juntos iniciarmos o jejum. Acontece que, aquele sermão falou comigo de uma tal maneira que eu não "sosseguei" enquanto não vim compartilhá-lo com vocês - tamanha a revelação, sabedoria, profundidade e aplicabilidade do mesmo às nossas próprias vidas nos dias de hoje.

Segue abaixo o trecho principal do sermão:

Em sua mais profunda angústia, envolto em algas no fundo do mar e à beira da morte, Jonas clama em pensamento e Deus atende sua súplica.
"E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia.
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação." (Jonas 2:1-9)
Ok. Peço agora, meus irmãos, que se atentem a uma única frase do trecho acima: “Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia.”
Esse pequeno versículo aparentemente não nos remete a nada mais que uma reflexão de Jonas a respeito de sua miséria e fracasso espiritual quando rejeitou o chamado de Deus, preferindo se guiar pela vista dos próprios olhos a confiar no Todo Poderoso - erro tal que quase lhe custou a vida. No entanto, a interpretação dessas palavras vai muito além do que nossa mente limitada é capaz de imaginar, e pode ter certeza que, de uma maneira ou de outra ela vai falar com você também.
Passemos então às aplicações dessa declaração de Jonas a outras 3 situações, para melhor compreensão do mistério por trás desse tão precioso versículo.


1. PARÁBOLA DO FARISEU SOBERBO
"Dois homens subiram ao templo para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado." (Lucas 18:10-14)

E aí....conseguiram perceber alguma conexão aqui, amadinhos??
Não?? Vamos lá...
O que vemos nesse quadro nada mais é do que alguém cometendo o mesmo erro de Jonas ao observar as tais "vaidades vãs". Jonas errou por se atentar mais à (vã) grandeza da nação ninivita - poderosa, rica, temida, impiedosa e inimiga de Israel - do que à grandeza do seu Deus. Ele se acovardou só de imaginar o que os bárbaros daquele lugar poderiam fazer se ele ousasse colocar os pés em sua cidade. Notem porém que, diferentemente de Jonas, que caiu diante da glória e do poder de uma nação inimiga, aqui um fariseu cai por contemplar a própria grandeza, cometendo sem perceber o pecado da soberba. Pensando ser melhor e mais justo que o publicano, ele acaba apartando de si a misericórdia de Deus - pois conforme dizem as escrituras, Deus humilha os exaltados, mas exalta os humilhados.

Prossigamos...

2. PEDRO E A DÚVIDA

Se você já está assimilando o sentido da mensagem, vai entender exatamente por que eu também trouxe à tona o quadro em que Pedro afunda no mar. Observe que, inicialmente ele não atentou para os ventos fortes nem a agitação toda do oceano. Ao simples convite de Jesus, Pedro já pulou do barco e saiu andando pelas águas. Porém, bastou a "ficha" cair para o pobre discípulo começar a afundar.
Mais uma vez as vaidades vãs prevalecem sobre a fé.

3. DAVI E O GIGANTE GOLIAS

Como todos devem saber, Golias era um gigante do exército filisteu que desafiou Israel a apresentar um único soldado para enfrentá-lo, propondo servidão à nação israelita caso fosse derrotado.

“Um guerreiro chamado Golias, que era de Gate, veio do acampamento filisteu. Tinha dois metros e noventa centímetros de altura.
Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas. A haste de sua lança era parecida com uma lançadeira de tecelão, e sua ponta de ferro pesava sete quilos e duzentos gramas. (...)
Golias parou e gritou às tropas de Israel: "Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo. Se ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o matar, vocês serão nossos escravos e nos servirão.”
(1 Samuel 17:4-9)

Intimidador esse Golias, não?? Pois é...#sóquenão. Como todos sabem, o ruivinho de gentil aparência chamado Davi, pastor de ovelhas e filho caçula de Jessé, se propôs a enfrentar o gigante, e declarou ainda ao incrédulo rei Saul:
"Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu." (1 Samuel 17:34-37)
Gente do céu...que fé é essaaaa??
A moral da história aqui é muito simples: Davi agiu totalmente na contramão do profeta Jonas. Sua fé no Senhor dos Exércitos era tanta que ele não atentou por um segundo sequer à grandeza do gigante Golias. Altura, força, armas, armadura, etc...Ok, e daí?? É só isso mesmo, gente??
Davi não se deixou intimidar por absolutamente nenhuma das vaidades vãs que cercavam seu valente e prepotente oponente. Resultado: com uma única pedra que escolheu num riacho próximo dali e muita fé no Deus de Israel, Davi derrubou o gigante Golias e restituiu, não somente a honra ao povo israelita, como também o temor das nações vizinhas ao Deus que Israel servia.

Muito bem. Agora, que tal transportarmos esse versículo do livro de Jonas para a atualidade e ver o que acontece??
Pois saibam que nós acabamos de chegar ao ponto crucial desta mensagem!
Na próxima postagem,vocês saberão.

Por enquanto, fica a dica: #VigiaCrente

Deus abençoe a todos e até a próxima!!