Translate

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A verdadeira Igreja de Deus

No final do mês passado, o cantor e pastor André Valadão, fez uma declaração em seu facebook: Igreja não é o prédio. Igreja não é o som/instrumentos/poltronas. Igreja sou eu. Igreja é você. Se você diz: ‘Ah, minha igreja não presta.’ Te dou um conselho: você é a igreja, se ela não presta é porque você também não ajuda, né?

Engraçado como a crítica vem rapidinho quando vemos um crente conhecido dar uma opinião sábia a respeito da palavra de Deus. Ao invés de refletir um pouco na mensagem, logo um monte de incrédulos, "críticos de plantão" (do capeta) e, dependendo da ocasião, ''ditos crentes'', meio desbocados e chegados num "barraco" se manifestam contrariamente, e no fim das contas, dificilmente a "boa semente" lançada encontra um terreno fértil onde possa vingar; E, pra falar a verdade, isso é bem coerente com o que as escrituras dizem sobre o fim dos tempos: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará". (Mateus 24:12) E eis que a palavra está se cumprindo, o que serve de sinal para nós, Igreja e Noiva de Jesus Cristo, que mais do que nunca, devemos manter nossos olhos muito bem abertos, pois do jeito que o mundo anda, muito em breve, mas muito mesmo, arrebatados seremos! \0/
Dentro e fora da mídia, podemos observar situações em que pessoas, que se dizem servas de Deus, discutem, contendem com os outros de graça (às vezes com os próprios irmãos da fé), sempre querem ser as primeiras (e últimas também) a falar, perdem a razão por qualquer motivo e assim vão provando como que o exterior do copo tá limpinho, mas o interior está cheio de rapina e maldade. (Lucas 11:39). Essa falta de amor, respeito, paciência e harmonia com o próximo que se observa ultimamente, evidencia a pouca transformação de inúmeros crentes da atualidade, que pode ser oriunda de uma pregação que "carece" de mais aprofundamento em doutrina, exatamente para colocar a "crentaiada" nos trilhos...
Voltando à mensagem do Pr. André Valadão, para que todos entendam por que eu concordo com a afirmação dele, vou levá-los a 5 passagens bíblicas:
1 Coríntios 3:16: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
2 Coríntios 6:16: (...)Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo".
1 Coríntios 6:19: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Atos 7:48: Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta (...)" 
Atos 17:24: O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens" (Atos 17:24)

Bom, depois dessa, acho que ficou mais do que claro que a igreja realmente somos nós (ou ainda tem alguém que discorda? Cuidado então, "dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões" (Atos 9:5)
Pouco depois de postar isso, várias pessoas curtiram e comentaram a frase do pastor lá no "face". No entanto, inúmeras críticas, algumas bem pesadas até, também foram feitas (as quais prefiro não comentar, pois não pretendo trazer à tona aqui coisas que não edificam).
Sobre tudo isso, irmãos, é fundamental ter uma coisa em mente: defeitos todo mundo tem, inclusive eu, com toda certeza. Sabemos bem que só o nosso Pai que está no céu é perfeito. Mas isso não quer dizer que podemos então continuar agindo como pessoas do mundo, desentendidas do evangelho, não agora que conhecemos a verdade e por ela fomos libertos! Por isso, ao invés de criticar e contender com os irmãos, ao invés de questionar se as obras do fulano ou do beltrano são mesmo de Deus, digo isso firmada nas palavras de Lucas 11:17: "todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá" (Lucas 11:17), precisamos buscar sabedoria do nosso Pai para praticar mais assertivamente nossa fé e santificação, "(...) sem as quais ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14). Permanecer  "irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandecemos como astros no mundo" (2 Pedro 3:14) é fundamental, para que Ele também permaneça em nós (2 Coríntios 6:16). Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tiago 1:19), pois a ira abriga-se no seio dos tolos (Eclesiastes 7:9). Deus procura por "templos" santificados, cujos donos são os que verdadeiramente foram feitos filhos de Deus: todos quantos foram chamados como estavam, mas não permaneceram da mesma forma, mas foram transformados, de glória em glória; aqueles, sobre os quais o pecado não tem mais poder (1 João 3:9), pois, maior do que os desejos da carne é o temor em seus corações daquele que, "depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno". (Lucas 12:5).
E é agindo dessa forma que seremos, aos poucos, feitos imagem e semelhança de Deus. Quanto mais abrirmos nosso coração pra Ele, mais transformados seremos \0/.  Se você já ouviu de alguém alguma vez a expressão: "uma vez salvo, sempre salvo", é melhor ficar esperto. Se essa afirmação fosse mesmo verdadeira, faríamos Deus mentiroso, pois do contrário, Ele não teria nos alertado que devemos batalhar pela nossa salvação todos os dias, para que ninguém tome nossa coroa (Apocalipse 3:11).

E vocês, senhores obreiros, ministros, pastores e companhia limitada, nunca se esqueçam que zelar pela salvação do rebanho é o mais importante. É preciso doutrinar o rebanho, e não somente ensiná-los a dizimar. Faça um trabalho sério, ganhe almas pra Jesus, em espírito e em verdade; ao invés de pensar na "reforma" que tá precisando fazer na igreja, se preocupe mais com a reforma da igreja dentro do seu coração e do coração de cada uma dessas almas que estão sob sua responsabilidade, das quais você dará conta, uma por uma, diante de Deus.  "Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo" (Romanos 14:10), e ai dos pastores que destruírem e dispersarem as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor!

 Fiquem na paz! Até a próxima...